A DESPEDIDA DE PODOLSKI


Quase um ano atrás, mais precisamente no dia 26/03/2016, a Alemanha enfrentava uma Inglaterra cheia de novidades. James Vardy, que vinha "voando" no Leicester, ainda no banco, entrou no meio do segundo tempo e deu a vitória para a Inglaterra que, até o momento, não era superior, mas que havia conseguido o empate e num maravilhoso gol de letra acaba com a festa Alemã.
Nesta quarta, foi um pouco diferente. Além de Podolski estar fazendo sua despedida e ser o capitão da "poderosa Alemanha", o sentimento foi da falta de alguns jogadores em campo. Pela parte britânica, o atacante Wayne Rooney não foi sequer convocado e o goleiro Neuer foi cortado por uma lesão na panturrilha, o que deixava o clima do jogo mais tenso, embora fosse um amistoso, era um jogo importante para ambas as equipes, pois precisavam testar novas caras e firmar um time base para a copa de 2018, na Rússia.

O homenageado da ndo jogo discursou, foi ovacionado, suas fotos foram mostradas no telão, mas a sua principal homenagem foi o mosaico feito. "POLDI", e assim foi durante o jogo, a torcida gritava seu nome e ele retribuía de forma carinhosa.

Dado o início da partida, a Inglaterra começou pressionando bastante a Alemanha, que vinha com algumas mudanças, e obrigou Ter Stegen à fazer belíssimas defesas, logo no início. O primeiro tempo teve de tudo, defesaça, chutes fortes em cima da zaga, bola na trave, um clima quente dentro de campo, jogas, contra-ataques, defesas, chutes de longa distância. Porém, nada foi suficiente para tirar o zero do placar, mas foi um primeiro tempo que trouxe emoções para os dois lados, no fim das contas, Inglaterra superior à Alemanha.
 Grande nome do primeiro tempo? Sem dúvida, Ter Stegen. Alemanha não conseguia criar e errava muitos passes, principalmente no meio de campo, o que fez com que a Inglaterra tivesse mais finalizações, posse de bola e controle do jogo e o goleiro do Barcelona, inspirado, fizesse magníficas defesas.
O segundo tempo começou diferente para ambos os lados. A Alemanha mostrava-se agressiva e logo aos dois minutos, após um escanteio, Lallana pega o rebote e acerta um belo chute que passa raspando a trave direita do goleiro Joe Hart. Daí em diante, o time alemão "acordou para a vida".
Aos oito minutos, Kross acerta uma bela cavadinha para Podolski mas o atacante não conseguiu o domínio e perdeu uma chance importante para a seleção anfitriã. Após alguns minutos, o nome do primeiro tempo, Ter Stegen, voltou a brilhar, Dier chuta rasteiro, cruzado e o goleirão faz uma bela defesa de puro reflexo, salvando mais uma vez a equipe Alemã.
Por alguns minutos, quem parece ter dormido foi a seleção da Rainha, a Alemanha pressionava bastante e quase chega ao gol. Com a entrada de Schürrle, a seleção anfitriã tornou-se mais ofensiva do que vinha sendo durante o segundo tempo. O que não impediu a ofensividade da gigante Inglaterra. Mas Ter Stegen continuava fazendo milagre lá atrás. O que possibilitou aos 23 minutos do segundo tempo a festa de Lukas Podolski ficar completa e fechar sua participação pela Alemanha com chave de ouro. Schürrle ajeita para o dono da noite e ele solta uma bela bomba de esquerda da intermediária e acerta "onde a coruja dorme". 1x0 Alemanha.
O jogo ficou lá e cá. Inglaterra pressionava e Ter Stegen segurava e garantia o resultado para Alemanha, assim como a Alemanha pressionava e Joe Hart fazia belas defesas. Com as alterações, o jogo ficou mais aberto, o que proporcionou um lindo espetáculo.

Até que aos 39 minutos é dado o último "adeus" da Alemanha à Lukas Podolski, o atacante foi substituído e ovacionado de pé em Westfalenstadion. A festa estava completa. Belas defesas, belas jogadas, um belo gol do principal jogador da partida. Alemanha 1x0 Inglaterra.
Uma última partida digna de um grande jogador. Fora 13 anos com a camisa da seleção alemã e um final memorável.

Comentários