HISTÓRIA DO PALMEIRAS


No início do século XX, o futebol vinha aos poucos se tornando conhecido no país, semeado por viajantes que levavam a novas fronteiras, suas rudimentares e valiosas bolas de couro. Foi justamente um destes desbravadores, o paulista Cândido Dias da Silva, quem apresentou a primeira bola de futebol a Porto Alegre. A novidade logo despertou curiosidade e uma turma de amigos se formou em sua volta. Muitos fins de semana se estenderam na convivência daquele grupo, em piqueniques e na prática empírica do esporte.

Até que, no feriado de 7 de setembro de 1903, dois quadros de atletas do Sport Clube Rio Grande (cidade portuária e, não por acaso, o clube mais antigo do Brasil) vieram à cidade para uma demonstração, uma ótima oportunidade para os porto-alegrenses aprenderem mais sobre o esporte. O público lotou o campo improvisado para a apresentação e vibrava com as jogadas. Até que, para decepção geral, a bola murchou. Quando todos pensavam que a festa estava terminada, Cândido ofereceu sua bola para que a partida terminasse. Após o jogo, ele e o grupo de amigos puderam confraternizar com os jogadores, que lhe explicaram detalhes do esporte e principalmente, o que era necessário para fundar um clube.

Entusiasmados com o que haviam aprendido, uma semana depois, ao entardecer do dia 15 de setembro de 1903, 31 rapazes se reuniram em um restaurante no centro da capital e escreveram a ata de fundação, que depois seria assinada por todos os presentes. Naquele momento, iniciou-se a trajetória de um clube vencedor. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o primeiro PresidA fama de São Paulo de lugar mais italiano do mundo fora da própria Itália não vem de hoje: no início do século 20, a presença da colônia já era massiva e colaborava para o desenvolvimento da maior cidade do Brasil – sobretudo trabalhando nas fábricas e indústrias, que na época ainda se concentravam dentro da capital paulista. Aquele grupo já tinha identidade, tinha uma própria cara, e em 26 de agosto de 1914 passou a ter o seu próprio time de futebol. Um grupo de representantes da colônia italiana em São Paulo, formado sobretudo por funcionários das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, se juntou para criar o Palestra Itália.

Desde a primeira vitória, em janeiro de 1915 contra o Savóia, em Votorantim, o Palestra nasceu já com cara de sucesso, tanto que um ano depois comemorou sua aceitação na APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e, como conseqüência, sua participação no Campeonato Paulista de futebol daquele ano. Em sua segunda participação, em 1917, o time – que na época, além do alviverde tinha ainda o vermelho, como a bandeira da Itália – terminou com o vice-campeonato e inaugurou com vitória a história do clássico mais famoso do Estado: derrotou o Corinthians por 3 x 0, com três gols de Caetano Izzo.

Com o começo da década de 20, o patamar do Palestra Itália subiu claramente um degrau: por 500 contos de réis, o clube comprou o terreno onde hoje estão o estádio Palestra Itália e a sede social. Poucos meses depois, sob o comando do artilheiro de Bianco e de Heitor Marcelino - até hoje recordista de gols com a camisa da equipe - comemorou seu primeiro título de campeão paulista, ao derrotar na partida decisiva o Paulistano por 2 x 1. Passou a ser uma constante: o mesmo Heitor, junto de Domingues, foi artilheiro do torneio de 1926, quando o clube voltou a levantar a taça. Em 27, veio a terceira conquista. Essas duas últimas foram numa época em que o futebol paulista passou por uma cisão, graças à chegada inevitável do profissionalismo: o Palestra venceu os torneios da APEA, enquanto o título da Liga Amadora de Futebol ficou com o Paulistano. Os anos 30 começaram numa toada ainda mais vitoriosa, com o tricampeonato paulista 32-34 e um embrionário Tornieo Rio-São Paulo, conquistado graças em boa parte aos gols de Romeu Pelicciari, e mais um troféu estadual em 36, quando pela primeira vez o Palestra Itália decidiu um título contra o rival Corinthians.ente, sem imaginar a projeção que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense alcançaria.

Fonte: Site Oficial do Palmeiras

Comentários