RESUMO: HISTÓRIA DA LIBERTADORES



A Copa Libertadores da América é a principal competição dos clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). A competição também é conhecida como: Taça Libertadores da América, tendo agora o nome oficial de CONMEBOL Libertadores Bridgestone, por motivos de patrocínio. 

A Libertadores foi criada em 1960 sob o nome de Copa dos Campeões da América, pois apenas os clubes campeões em seus respectivos campeonatos participavam da competição, mas, a atual denominação da competição foi adotada somente em 1965. O campeão da Libertadores enfrenta o campeão da Liga dos Campeões (UEFA Champions League), e disputam o famoso “Mundial de Clubes” (FIFA Club World Cup.

A CONMEBOL anunciou a criação do torneio continental feminino, criado em Março de 2009, tendo a primeira participação disputada no Brasil com apenas 10 clubes, sendo um de cada país associado. A primeira Copa Libertadores Feminina foi conquistada pela equipe do Santos(BRA). 

Passados dois anos, foi criada também a Copa Libertadores Sub-20, disputada por 12 clubes do continente, tenho a primeira realização em junho de 2011, no Peru. O único time brasileiro campeão da Libertadores Sub-20 é o São Paulo, que conquistou a taça em fevereiro de 2016 contra o Liverpool, do Uruguai. 

São Paulo, primeiro clube brasileiro campeão da Libertadores Sub-20.

Comentários