RESUMO: HISTÓRIA DA PRIMEIRA LIGA


 A Primeira Liga foi fundada em 10 de setembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, sendo uma “Associação”. Ela é formada por 18 clubes de futebol e foi constituída com o objetivo de organizar uma competição de futebol a ser disputada entre os seus membros, chamada de “Copa da Primeira Liga”. São filiados à Primeira Liga: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense; Sport Club Internacional; Avaí Futebol Clube; Associação Chapecoense de Futebol; Criciúma Esporte Clube; Figueirense Futebol Clube; Joinville Esporte Clube; Paraná Clube; Clube Atlético Mineiro; Cruzeiro Esporte Clube; América Futebol Clube; Clube de Regatas do Flamengo; Fluminense Football Club, Ceará Sporting Club; Atlético Clube Goianiense, Londrina Esporte Clube; Luverdense Esporte Clube; Grêmio Esportivo Brasil.

Em 2016 foi realizada a primeira competição organizada pela entidade, tendo sido proclamado o Fluminense Football Club como o primeiro campeão da “Copa da Primeira Liga”. A segunda edição está em andamento.
Objetivo
A Primeira Liga tem como objetivos:
a) a promoção e defesa dos interesses comuns de seus filiados e a gestão dos assuntos inerentes à organização e realização de competições de futebol profissional a serem disputadas entre os clubes filiados; 
b) a regulamentação técnica e disciplinar de competições de futebol profissional por ela organizadas; 
c) a exploração comercial das competições por ela organizadas.

Comentários