HISTÓRIA DO CORITIBA



Antes mesmo da vinda de Frederico Essenfelder, o Fritz, de Pelotas (RS) para Curitiba, um grupo de jovens imigrantes germânicos já se reunia para a prática de futebol. Paralelamente, notícias chegavam dizendo que, em Ponta Grossa, o Club de Foot Ball Tiro Pontagrossense também praticava o esporte fazia alguns meses. Em meados de setembro do ano de 1909 chegava o primeiro convite para um jogo na cidade do interior do Paraná.

Equipe segue de trem à Ponta Grossa para disputar a primeira partida da história coxa-branca

Em 24 de outubro de 1909, os jovens partiram rumo à Ponta Grossa para disputar a primeira partida interclubes que se tem registro no Paraná. Apesar da derrota por 1 a 0, a ideia de se fundar outro clube já estava definida, pois no Clube Ginástico Teuto Brasileiro, o “Turnverein”, local onde os curitibanos se reuniam para praticar esportes, a nova modalidade esportiva não foi vista com bons olhos por todos.

Assim, no dia 27 de outubro de 1909, no Teatro Hauer, foi fundado o Coritibano Foot Ball Club, nome que depois mudou para Coritiba. Por ideia de João Viana Seiler, eleito o primeiro presidente do clube, a data oficial de fundação passaria a ser 12 de outubro de 1909, dia do primeiro encontro para definições da viagem para a realização da partida em Ponta Grossa.

Após encontrar um lugar para a prática do esporte, no antigo Jockey Club, onde hoje é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o grupo retribuiu o convite dos pontagrossensses para um jogo em Curitiba. A nova sede do Coxa vivia lotada, mas, somente no dia 12 de junho de 1910, a capital estadual assistia ao primeiro jogo de futebol, comemorado com uma festa que durou três dias. O resultado foi a vitória do Coritiba por 5 a 3.

Fonte: Site Oficial do Coritiba

Comentários