HISTÓRIA DO FLUMINENSE



A delegação retornou de São Paulo de trem – ainda de madeira na época – e, durante a viagem, surgiu a ideia de se fundar no Rio de Janeiro um clube para a prática do futebol.

Em novembro, uma reunião foi programada e cartões foram distribuídos, convidando várias pessoas para o encontro. Frias, C. Robinson e Oscar Cox foram os promotores e a mesma marcada para o dia 30 de novembro de 1901, às 20h30, na sede do Laranjeiras Club. A reunião visava a fundação do Rio Football Club.

Foto do convite original enviado e assinado por Mário Frias, C. Robinson e Oscar A. Cox. Convidava para a reunião no Laranjeiras Club, visando a fundação do Rio Football Club (Acervo do F.F.C.)

A tentativa fracassou e só no dia 12 de julho de 1902, por iniciativa de João Ferreira, é que o Rio F. Club foi fundado na sede do Natação e Regatas, mas não era específico para a prática de futebol.

Ainda no mês de julho, novo grupo foi a São Paulo e nele estavam mais uma vez Oscar Cox, Nóbrega, Costa Santos, Frias e outros. Agora foram duas derrotas em campos paulistas, 1 x 0 para o Internacional e 3 x 0 para o Paulistano. No regresso de São Paulo, a ideia da fundação de um clube puramente ligado ao futebol voltou a ganhar mais força.

Agora com maior organização e mobilização, foram enviados, via correio do então Distrito Federal, bilhetes postais formulando o convite para a reunião a ser realizada às 8 ½ h da noite da noite, no casarão da Rua Marquês de Abrantes, número 51, residência de Horácio da Costa Santos, afim de tratar-se da fundação do Fluminense Football Club.

Na histórica data de 21 de julho de 1902, no Rio de Janeiro – Distrito Federal, era fundado o Fluminense Football Club.

A reunião foi presidida por Manoel Rios e secretariada por Oscar Cox e Américo Couto. Por proposta de João Carlos de Mello e Virgílio Leite, Oscar Alfredo Cox foi aclamado primeiro presidente do clube, assumindo então os trabalhos e passando Manoel Rios para secretário. Outra proposta de João Carlos de Mello foi aprovada, os vinte presentes na reunião seriam considerados os fundadores do clube.

Fonte: Site Oficial do Fluminense

Comentários